Bem-vindo

Espero que a LPTIC te agrade nesta viagem, apertem os cintos, em caso de dúvidas podem solicitar a nossa ajuda com os vossos comentários. Temos para oferecer uma vasta gama de sabedoria sobre educação. Desfrutem desta viagem magnífica.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

O Jogo...

Na aula de Língua Portuguesa e Tecnologias de Informação e Comunicação, leccionada pela docente Maria do Rosário, foi-nos proposto procurarmos um jogo educativo online para crianças.
Um dos jogos escolhidos encontra-se no site O sítio dos Miúdos, gostámos particularmente deste jogo pois este aborda um tema interessante - a constituição da União Europeia. O site educativo Sítio dos Miúdos, é um serviço lúdico/educativo e está direccionado para crianças e jovens dos cinco aos treze anos de idade.
O Sitio dos Miúdos tem as três regras de ouro que Shneiderman sugere: informação organizada em numerosos fragmentos (há separadores para cada tema e idades); os fragmentos relacionam-se entre si (há informação para os jogos se realizarem de seguida); e por último o utilizador necessita de uma pequena fracção de informação de cada vez (o utilizador pode avançar ao seu ritmo). O utilizador deste site é atraído pelos seus gráficos agradáveis e pela sua captação de áudio. A explicação da matéria é feita com o boneco a falar.
Neste site temos oito separadores: Mini Click, Planeta Click, Jogos, Vídeo Click, Kuska, Passatempos, Brincar & Aprender, Pais & Educadores. Na página inicial, temos oferecem-nos ainda vários temas de jogos com ligação directa, adivinhas e anedotas, vídeos, zona de estudo, e uma lista de artistas.
No separador do Brincar & Aprender, há treze temas de jogos com uma inicial aprendizagem, ao qual nós escolhemos “União Europeia”
Este jogo ajuda a saber como a UE se formou e quais os países que a constituem. Em primeiro lugar este jogo dá-nos algumas informações sobre estes aspectos e seguidamente encontra-se o jogo propriamente dito, a criança após observar a constituição da União Europeia terá que responder a perguntas relacionadas com o que aprendeu sobre a mesma.
Este jogo foi criado pela Porto Editora, por uma equipa de profissionais especializados em design, programação, coordenação editorial, orientação pedagógica e supervisão científica. A página sobre a União Europeia apresenta cores fortes e com dois bonecos, o qual o menino apresenta a página. Este jogo tem como objectivo aprender como se formou, como funciona e os países que constituem a União Europeia.
A organização deste jogo é bastante boa, pois do lado esquerdo estão subtópicos que falam sobre a União Europeia e no final da exploração de cada subtópico podemos jogar mostrando o que aprendemos. Em cada um deste subtópicos há sempre o sentido da audição, pois é-nos tudo explicado oralmente, e aparecem bastantes imagens para o utilizador se sentir envolvido. No menu não existe uma personagem ou algo que nos ajude a explorar, o eu seria uma boa ideia.
O jogo da União Europeia não tem temporizador, o que é óptimo pois assim não provoca tensão no utilizador. O feedback negativo que este jogo pode ter é na pontuação, pois caso erre a pontuação desce ou fica negativa. Em cima da pontuação está o número do nível em que está, o que pode motivar. Em cada resposta dada há um som para as erradas ao qual o boneco faz uma careta ou cara triste e outro som para as correctas ao qual o boneco expressa felicidade. O problema do som nos jogos é ele ser repetitivo, o que pode saturar a criança, mas como é género de uma buzina, cremos que não seja o caso. Assim, este jogo vai ao encontro do estudo realizado por Sousa (2004), pois o utilizador irá explorar os conteúdos para depois ter uma melhor pontuação no jogo.
Este site ainda disponibiliza da hipótese da criança realizar um login e colocar fotografias, comentários nas páginas de amigos, entre outras coisas. Em suma, a razão da escolha deste jogo é porque consideramos que este se enquadra no contexto da educação em Portugal e por conseguinte "proporciona às crianças uma aprendizagem divertida, pretendendo assim criar uma relação harmoniosa e segura no âmbito das Novas Tecnologias". in Sítio dos Miúdos

1 comentário:

  1. Caras alunas,
    Era suposto terem uma reflexão sobre a vossa escolha de jogo educativo, com base nos comentários das aula e nos Cadernos SACAUSEF.
    Mas não encontro a dita reflexão.
    Cumprimentos
    Rosário

    ResponderEliminar